Home

O que são simetria radial e simetria bilateral?

2 respostas

  • Publicada em 2008-10-23 por Anónimo

    neto
    Simetria radial=A simetria radial é aquela em que um eixo, e não um projecto, passa através do bicho, e as partes se repetem em volta desse eixo. Este tipo de simetria é encontrado em poríferos, cnidários(celenterados), equinodermos,etc. A simetria radial representa um tipo de adaptação para um determinado tipo de vida. Também conhecida porquê simetria pentarradial, ou seja, de 5 lados iguais.

    Um exemplo disto é a estrela-do-mar.

    simetria bilateral=Uma das características mais utilizadas para descrever e qualificar os seres vivos tem a ver com a existência ou não de simetria no seu corpo. As esponjas - Filo Porifera (classificadas no Reino bicho) não têm qualquer eixo de simetria. Outros animais, porquê a medusa - Filo Cnidaria, têm simetria radial (vários eixos de simetria). A maioria dos animais (excepto nos filos referidos) tem simetria bilateral, isto é, com um único eixo de simetria. Até a estrela-do-mar, com simetria radial no estado adulto, tem simetria bilateral no estado larvar. Na verdade não existe bicho qualquer perfeitamente simétrico. Trata-se unicamente de uma aproximação ideal. A emprego de um concepção abstraido (ainda mais do contexto da geometria) à natureza faz-se quase sempre mais por semelhança que pela identidade entre teoria e coisa concreta. Nos seres humanos, por exemplo, para além das inevitáveis assimetrias exteriores (há quem chegue a ter o olho recta com uma cor dissemelhante da do esquerdo), há muitas assimetrias no interno do corpo: alguns órgãos, porquê são únicos (estômago, fípunhado, coração) ou estão inclinados para um dos lados ou portanto situam-se num deles. Até os pulmões, sendo dois, têm tamanhos diferentes. No caso de outros animais, porquê a serpente (que, devido à sua forma tubular obriga os órgãos a distribuirem-se de forma peculiar), as assimetrias internas são ainda mais notórias.http://pt.wikipedia.org/wiki/Simetria_radial
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Simetria_bilateral

  • Publicada em 2008-10-23 por Anónimo

    São divisões imaginárias (externas) em seres vivos, criadas porquê forma de classificação.

    Simetria Radial: Quando o ser vivo apresenta vários planos longitudinais que o dividem em duas partes iguais. Ex.: Água Viva.

    Simetria Bilateral: Quando existe um único projecto que divide o ser vivo em duas partes iguais. Ex.: varão.

    Ainda existe a classificação ASSIMÉTRICOS que são os seres que não possuem nenhum projecto que os dividem em partes iguais. Ex.: Esponja.

Utilize o formulário para responder a esta pergunta