Diferença entre celulas procariontes de celulas eucariontes?

• Publicada em 2007-11-27 por Anónimo

As células procariontes se caracterizam pela pobreza de membrana plasmática. Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana envolvendo os cromossomos, separando-os do citoplasma. Os seres vivos que são constituídos por estas células são denominados procariotas, compreendendo principalmente as bactérias, e algumas algas (cianofíceas e algas azuis) que também são consideradas bactérias.

Por sua simplicidade estrutural e rapidez na multiplicação, a célula Escherichia coli é a célula procarionte mais muito estudada. Ela tem forma de vara, possuindo uma membrana plasmática semelhante à de células eucariontes. Por fora dessa membrana existe uma parede rígida, com 20nm de espessura, constituída por um multíplice de proteínas e glicosaminoglicanas. Esta parede tem porquê função proteger a bactéria das ações mecânicas.

As células procariontes não se dividem por mitose e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que leva à formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico, durante a secretaria telemóvel.

As células procariontes que realizam fotossíntese, possui em seu citoplasma, algumas membranas, paralelas entre si, e associadas a clorofila ou a outros pigmentos responsáveis pela captação de virilidade luminosa.

dissemelhante das células eucariontes, os procariontes não possuem um citoesqueleto (responsável pelo movimento e forma das células). A forma simples das células procariontes, que em universal é esférica ou em varinha , é  mantida pela parede extracelular, sintetizada no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana telemóvel.
    A principal diferença entre células procariontes e eucariontes, é que esta última possui um extenso sistema de membrana cria, no citoplasma, microrregiões que contêm moléculas diferentes e executam funções especializadas.bionet

• Publicada em 2007-11-27 por Anónimo

parece que uma produz seu proprio iguaria e a outra não!
    se tiver evidente me daz a melhor resposta
    mas olha no livro de biologia q é melhor

• Publicada em 2007-11-27 por Anónimo

eucariontes: células que tem núcleo
    procarionte: células qu não tem núcleo

• Publicada em 2007-11-27 por Anónimo

Principais diferenças entre células procariontes e eucariontes:
    As células procariontes caracterizam-se pela pobreza demembranas, célula primitiva, sem núcleo, o material genético fica espalhado, solto, pobre em organelas e consequentemente, em funções.As células eucariontes são células ricas em organelas, com núcleo definido e carioteca. O material genético fica dentro do núcleo.

Espero ter contribuido.

Abraços amiga!

• Publicada em 2007-11-27 por Anónimo

Célula procarionte: Não apresenta carioteca o "núcleo fica disperso no citoplasma", menor que a célula.

Célula eucarionte: que possui carioteca mais complexa que a célula procarionte. Possui várias estruturas membrosas.

• Publicada em 2007-11-27 por Anónimo

As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal particularidade é a falta de carioteca individualizando o núcleo telemóvel, pela escassez de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao indumentária de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem ADN na forma de um argola não-associado a proteínas (porquê acontece nas células eucarióticas, nas quais o ADN se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).

Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, multíplice de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o ADN fique disperso no citoplasma.

A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:

Bactérias
    Cianófitas (algas cianofíceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria)

As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e vegetação a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.

É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes.

Não é provável calcular com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para tolerar aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o protótipo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido muito pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse.

Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complicação crescente, conglomeraram-se ao volta do conjunto inicial até o ponto de formarem a int

• Publicada em 2007-11-27 por Anónimo

leia em um livro de biologia!