Home

Biologia - Tetrápodes?

Alguém poderia me fazer um resumo rapido e prático do que são Tetrápodes, preciso urgentemente!!! Obrigado. :*

3 respostas

  • Publicada em 2008-10-23 por Anónimo

    neto
    Tetrápodes=Os tetrápodes (Tetrapoda) constituem uma superclasse de vertebrados terrestres, possuidores de 4 membros.

    Em relação aos mamíferos, usa-se este termo (ou a frase vulgar “quadrúpedes”) para nomear os animais que apoiam os 4 membros no solo, ao deslocarem-se, em contraposição aos animais que normalmente apoiam exclusivamente dois, porquê o varão, e que são chamados bípedes. Os tetrápodes são descendentes de peixes de nadadeiras lobadas, os sarcopterígeos. Todos os animais que descendem deles são considerados tetrápodes, pois possuem 4 membros. As serpentes, apesar de não possuírem membros são tetrápodes, pois seus membros sofreram um processo denominado retorno e foram perdidos, mas porquê pertencem ao grupo dos Lepidossauros, são descendentes de um ascendente Tetrapoda.http://pt.wikipedia.org/wiki/Tetrapoda

  • Publicada em 2008-10-22 por Anónimo

    Os tetrápodes (Tetrapoda) constituem uma superclasse de vertebrados terrestres, possuidores de 4 membros.

    Em relação aos mamíferos, usa-se este termo (ou a frase vulgar “quadrúpedes”) para nomear os animais que apoiam os 4 membros no solo, ao deslocarem-se, em contraposição aos animais que normalmente apoiam somente dois, porquê o varão, e que são chamados bípedes. Os tetrápodes são descendentes de peixes de nadadeiras lobadas, os sarcopterígeos. Todos os animais que descendem deles são considerados tetrápodes, pois possuem 4 membros. As serpentes, apesar de não possuírem membros são tetrápodes, pois seus membros sofreram um processo denominado retorno e foram perdidos, mas porquê pertencem ao grupo dos Lepidossauros, são descendentes de um ancião Tetrapoda.

  • Publicada em 2008-10-22 por Anónimo

    Oi Babi :B…

    Superclasse de animais do subtipo vertebrados e do filo dos cordados. São vertebrados com quatro patas.
    Tipicamente com dois pares de membros de cinco dedos, que se apresentam diversamente modificados, reduzidos ou ausentes.
    O esqueleto é ósseo e as cavidades nasais ligam-se com a cavidade bucal.
    Alguns têm canais auditivos externos.
    Têm circulação sanguínea dupla e o coração com duas aurículas.
    São tipicamente pulmonados.
    Constituem esta superclasse quatro classes de animais: os Anfíbios, que são os mais primitivos, com pele húmida, hematose cutânea intensa e sem escamas externas; os Répteis apresentam pele seca, com escamas ou escudos protectores; as Aves com penas, as extremidades anteriores são tipicamente asas e são animais de temperatura ordenado; os Mamíferos apresentam a pele com pêlos, são de temperatura uniforme e as fêmeas amamentam os filhos com leite produzido em glândulas mamárias.
    Embora algumas espécies atuais sejam aquáticas ou anfíbias, todos os organismos desta superclasse tem origem em ancestrais terrestres.
    O revestimento está geralmente adequado ao meio em que o organização vive, desde pele nua a coberturas de penas, escamas ou pêlos.
    Exceptuando os casos de evolução regressiva dos membros, todos apresentam dois pares de extremidades com eixos ósseos, articuladas com a poste vertebral por meio de cinturas (escapular e pélvica).
    A respiração realiza-se em pulmões na grande maioria dos casos, novamente porquê adaptação ao meio terrestre.
    O sistema circulatório apresenta coração com três (duas aurículas e um ventrículo) ou quatro cavidades (duas aurículas e dois ventrículos).

    Um amplexo.

Utilize o formulário para responder a esta pergunta