1.As organelas celulares são estruturas citoplsmáticas especializadas na realisação de determinadas funções vitais para as células.Com relação às organelas celulares, responda os itens subalterno : a) Sabe-se que ambos os retículos endo plasmáticos, liso e rugoso, desempenham em universal algumas funções. Que função poderia ser citada porquê sendo exclusiva do retículo endoplasmático rugoso? b)O fenômeno da autólise (autodigestão da célula) é decorrente da ação de enzimas hidrolíticas contidas em que tipo de organela celular? 2.O que são vacúolos? Cite alguns tipos. 3.No pâncreas há células que produzem e secretam troteínas que atuam porquê enzimas digestivas no tripa . Que estruturas citoplasmáticas participam dos processos de síntese e secreção dessas enzimas?

• Publicada em 2009-08-05 por Anónimo

1.
    a)  Sintese proteica. Porque e nos ribossomos que ocorre a producao de proteinas e por vezes os mesmos sao chamados de mesa de montagem de proteinas.

b) Vacuolos.

2. Os vacúolos (do latim "vaccuus" - vácuo csbr) são estruturas celulares, muito abundantes nas células vegetais, contidas no citoplasma da célula, de forma mais ou menos esféricas ou ovalado, geradas pela própria célula ao gerar uma membrana fechada que isola um visível
    volume celular do resto do citoplasma. Seu texto

é fluido, armazenam produtos de nutrição ou de secreção
    , podendo moderar enzimas lisosômicas (enzimas hidrolíticas, principalmente hidrolases) ou até mesmo pigmentos, caso em que tomam o nome de vacúolos de suco celular.

Tipos de vacuolos
    Os digestivos, típicos de células fagocitárias, estão associados à atuação de enzimas lisossômicas, formando outros vacúolos derivados a esse processo: vacúolos primários e secundários, ou também chamados de vacúolos digestivos e residuais.

Os contráteis, ou também com função pulsátil, são característicos de alguns protozoários (paramecium), que são responsáveis pelo equilígarbo osmótico, eliminando o excesso de chuva
    . Esse tipo também pode ser utilizado porquê
    auxílio locomotor ou excretor de algumas espécies.

Já os vacúolos de armazenamento, encontrados primordialmente nos vegetais, ocupam significativo volume celular. Dependendo da espécie, armazenam variadas substâncias: carboidratos (amiloplastos ? plastos de suplente
    nutritiva nas raízes), proteínas (proteoplastos ? plastos de suplente
    protéica em sementes), alguns pigmentos de pétalas e folhas (antocianinas) e até toxinas (nicotina e tanino), substâncias de resguardo
    contra predadores herbívoros.

3.  Nao consigo responder

Valeu pelos 2 pontos

Me ajude com 10 pontos

• Publicada em 2009-08-05 por Anónimo

1 a) Síntese protéica ("Graças aos ribossomos aderidos a suas membranas, o reticulo endoplasmático rugoso atua na produção de certas proteínas celulares, porquê
    o colágeno. Diferentemente, o retículo endoplasmático liso atua unicamente
    na síntese de esteróides, fosfolipídios e outros lipídios e na desintoxicação do organização
    .")

1 b) Lisossomos ("Autólise é o processo pelo qual uma célula se autodestrói espontaneamente; fatores físicos e/ou químicos reguladores da autólise promovem uma instabilidade na membrana lisossômica, causando sua ruptura, gerando um "derrame" das enzimas lisossômicas que irão promover a digestão da segmento
    orgânica da célula, destruindo-a.")

2) Os vacúolos são estruturas celulares citoplasmáticas abundantes nas células vegetais, têm forma mais ou menos esférica ou ovalada. Seu texto

é fluido, armazenam produtos de nutrição ou de secreção
    , podendo sustar
    enzimas lisosômicas ou até mesmo pigmentos. Nas células animais os vacúolos são raros e não têm nenhum nome específico. porém, as células do tecido gordo (os adipócitos) possuem vacúolos repletos de gordura, que servem porquê
    suplente
    energética.

3) As células basófilas do tecido escuro circundante do pâncreas produzem enzimas digestivas (amilase pancreática, tripsina, quimotripsina, etc.), que são secretadas no duodeno pelo ducto pancreático.

;o)